Sexta, 29 de Março de 2024

04 DE OUTUBRO, DIA DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

O agente comunitário de saúde é um profissional que faz a ligação entre a comunidade e as unidades de saúde. A Lei n°10.507, de 10 de julho de 2002, regulariza a profissão

A criação dos ACS tem sua origem no estado do Ceará quando foram criados em 1987. Na época, o objetivo era reduzir a mortalidade infantil, dar uma alternativa de trabalho às mulheres e, principalmente, estender o direito à saúde a todos os cidadãos daquele estado. Rapidamente, o governo federal incorporou a ideia ao Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), em 1991.

Os Agentes Comunitários de Saúde são fundamentais, afinal, eles são responsáveis por visitar as famílias de sua microárea e assim detectar doenças; ensinar normas de higiene; orientar as famílias sobre os serviços de saúde disponíveis; acompanhar o tratamento médico daqueles que necessitam e desenvolver atividades de promoção da saúde junto à população e ao lado de outros profissionais.

Parabéns aos Agentes Comunitários de Saúde em Sete Barras que dia a dia exercem com brilhantismo sua profissão em benefício da vida.

1228 acessos a esta notícia até o momento.

Deixe um Comentário

Tamanho da fonte: Imprimir: