28 DE JULHO “DIA DO AGRICULTOR”
Em 28 de julho de 1860, Dom Pedro II criou a Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas. Já em 1930, depois de diversas mudanças de nomenclatura, a Pasta passou a se chamar Ministério da Agricultura.
E em 1960, o presidente Juscelino Kubitschek foi o responsável pela instituição do dia 28 de julho como Dia do Agricultor, sancionando o Decreto de Lei nº 48.630, de 27 de julho de 1960.
O então presidente criou a data exatamente em homenagem ao centenário da fundação do Ministério da Agricultura por D. Pedro II.
Na época, o presidente disse em seu discurso que “o Brasil deve grande parte da sua prosperidade à economia agrícola”.
A importância do Dia do Agricultor
Como já comentamos, a importância do agricultor vai muito além de colocar um alimento em sua mesa.
Além de produzir alimentos, o agricultor é responsável por produzir matéria-prima para inúmeros insumos que você consome no dia a dia.
O mesmo sentido vale para sua roupa que precisa do algodão, seus móveis que precisam da madeira, enfim, todos os produtos de nosso dia a dia têm uma ligação com o agricultor.
Só quem é agricultor sabe que essa profissão vai muito além. Não existe feriado, finais de semanas, “muito cedo” ou “muito tarde”.
A Prefeitura de Sete Barras e a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, parabenizam todos os Agricultores Sete Barras
31870 acessos a esta notícia até o momento.