Sexta, 19 de Abril de 2024

9 DE AGOSTO DIA INTERNACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS

O Dia Internacional dos Povos Indígenas presta homenagem a todas as contribuições culturais e sabedorias milenares que esses povos transmitiram para as mais diversas civilizações no mundo. O principal propósito desta data é conscientizar sobre a inclusão dos povos indígenas na sociedade, alertando sobre seus direitos, pois muitas vezes são marginalizados ou excluídos da cidadania. Outra finalidade é garantir a preservação da cultura tradicional de cada um dos povos indígenas, como fonte primordial de sua identidade.

Em Sete Barras a Aldeia (Tekoa) Peguao-ty, localizada no bairro Saibadela, possui cerca de 80 guaranis vivendo na comunidade. Desde 2017 a Aldeia passou a receber auxilio direto da Gestão Municipal, desde a articulação com o SESAI (Secretaria Nacional de Saúde Indígena) para a construção do Posto de Saúde na aldeia, ações de coleta de lixo regular na comunidade, manutenção periódica da estrada e ponte de acesso, assistência técnica na produção de alimentos, ações de assistência social, apoio ao desenvolvimento do turismo na comunidade, além do fortalecimento da presença dos guaranis nos conselhos municipais.

De acordo com o senso demográfico de 2010, no Brasil existem mais de 800 mil indígenas, repartidos em aproximadamente 305 etnias diferentes, com cerca de 274 idiomas. Esses dados mostram que no Brasil ainda existe uma população indígena expressiva e que deve ser preservada. O Dia Internacional dos Povos Indígenas foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, em 23 de dezembro de 1994, através da resolução 49/214.

Em 2007, comemorando a segunda década internacional dos indígenas, foi aprovada a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas.

A Prefeitura Municipal de Sete Barras parabeniza os Povos Indígenas do Brasil em especial a Aldeia (Tekoa) Peguao-ty, a qual presta todo o sentimento de respeito e valorização da cultura guarani!