Sexta, 29 de Março de 2024

A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REORGANIZA AÇÕES E SERVIÇOS PARA ENFRENTAMENTO AO COVID

A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE INFORMA que, devido ao aumento de 100% referente aos casos de COVID-19 entre suspeitos e confirmados, as ações e serviços de saúde foram reorganizados da seguinte maneira:

Durante o período de 30/11/2020 a 17/12/2020 as Consultas, exames e atendimentos de ROTINA do PSF, da Fisioterapia, da Psicologia, da Nutrição, da Fonoaudiologia, da Odontologia, Exames de ultrassonografia e exames laboratoriais ficam suspensos.

Ficam mantidos os serviços de: ortopedia, pediatria e ginecologia/obstetrícia e visitas domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde. Ficam também mantidos os serviços de vacinação e pré-natal que passarão a funcionar exclusivamente na UBS nova.

As visitas domiciliares feitas pelas equipes de saúde serão realizadas quando necessárias.

Os serviços de urgência e emergência ficam mantidos.

Os médicos, enfermeiros e demais integrantes da equipe da Atenção Básica atenderão aos pacientes com suspeita de COVID-19 no Centro de Atendimento (Tenda) e na UBS do Centro, sendo que esta UBS passa a atender única e exclusivamente aos casos de COVID-19 no período supracitado, de segunda-feira à sexta-feira, das 07:00h às 11:00h e das 12:00h às 16:00h. De segunda-feira à sexta-feira, após as 16:00h e aos finais de semana os casos suspeitos continuarão sendo atendidos no Pronto Atendimento Municipal, que funciona 24 horas por dia.

As equipes da Atenção Básica terão 01 dia de atendimento exclusivo para atender às demandas prioritárias da sua área, tais como: renovação de receitas de medicamentos controlados, medicação para doenças crônicas, tais com hipertensão e diabetes; realização de encaminhamentos prioritários e pré-natal.

As vacinas serão realizadas pela enfermagem das equipes de PSF e Vigilância Epidemiológica exclusivamente na sala de vacinas na UBS nova, na Vila São João.

Os dentistas atenderão aos casos de urgência/emergência odontológica (dor de dente) exclusivamente nos consultórios odontológicos da UBS nova na Vila São João.

Os exames laboratoriais (sangue, fezes e urina) de rotina estão suspensos. Serão realizados exames laboratoriais de pré-natal, pré-operatórios e os solicitados com urgência/emergência.

Os exames de ultrassonografia de rotina ficam suspensos, serão realizadas apenas as ultrassonografias obstétricas (gestantes) e os da urgência/emergência.

Os exames laboratoriais passam a ser coletados exclusivamente numa sala de coleta no Pronto Atendimento. As funcionárias do laboratório Laborclin, Sra. Tania e Sra. Helena, atenderão na sala de coleta do Pronto Atendimento.

As consultas de ortopedia continuarão no Pronto Atendimento.

As consultas de ginecologia e pediatria continuarão na Unidade Básica da Vila São João.

O Pediatra Dr. Felipe, passará a atender na UBS da Vila São João.