Sexta, 19 de Abril de 2024

Comitiva de Sete Barras participa do lançamento do Programa de Desenvolvimento "Vale do Futuro"

Na manhã desta quinta-feira (17), no Auditório Ulysses Guimarães no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo, o prefeito Dean Martins, acompanhado pela primeira-dama Jeany Fudalli, o vice-prefeito Jorge Kiyoharu, secretários, diretores, membros do CCI e moradores de Sete Barras participaram do lançamento do Programa de Desenvolvimento para o Vale do Ribeira “VALE DO FUTURO”, que tem como objetivo a geração de emprego, renda e qualidade de vida nas cidades do Vale do Ribeira.

O evento contou com a participação do governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Os 22 municípios da região receberão mais de R$ 2 bilhões para investimentos em diversas áreas e a expectativa é que a região cresça até 2030.

O programa lançado pelo governo do Estado foi baseado em um levantamento feito pelo Codivar, Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul, em 2018.

Os municípios contemplados pelo projeto são: Sete Barras , Cananéia, Ilha Comprida, Itapurã Paulista, Pedro de Toledo, Itariri, Itaóca, Apiaí, Registro, Juquiá, Cajati, Iporanga, Barra do Turvo, Barra do Chapéu, Iguape, Tapiraí, Jacupiranga, Ribeira, Miracatu, Pariquera-Açu e Ribeirão Grande.

A expectativa é que o programa aconteça em três etapas: a primeira terá o prazo de 12 meses, a segunda em um médio prazo de até 2022 e a terceira até 2030, alinhado ao plano da ONU de erradicação da pobreza. Diversas frentes da região serão beneficiadas por meio do programa como as áreas saúde, educação, infraestrutura e, inclusive, obras nas rodovias.

Durante o lançamento, o governador João Dória explicou que, até o fim de sua gestão, em 2022, a região receberá R$ 2 bilhões em investimentos. Metade do valor será oferecido pelo governo do Estado e a outra metade pela iniciativa privada.

"Esse é o mais importante programa para o desenvolvimento social e diminuição da pobreza no estado de São Paulo. É um programa inovador que vai transformar com a ajuda dos prefeitos, das Câmaras, Assembléia Legislativa, Governo Federal e iniciativa privada. Esse é o maior programa social do nosso governo", disse Doria.

Para o prefeito Dean Martins, o Vale do Ribeira caminhará rumo a novos desafios, alimentando o sonho de cada morador da região, “o desenvolvimento” em todos os setores. “Um grande programa que trará benefícios para todos e melhor qualidade de vida, investimentos que mudarão o cotidiano do nosso povo”, afirmou o prefeito.

O programa prevê também melhorias nos equipamentos públicos, saneamento básico, logística e um programa de concessões dos parques ecológicos da região.
1934 acessos a esta notícia até o momento.