Segunda, 22 de Julho de 2024

CULINÁRIA KIDS NO PROJETO VIVA FÉRIAS DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO ESPAÇO “MUNDO DE BRINCAR”

As férias da criançada está sendo um sucesso, o Projeto Viva Férias 2023 explora nesta semana os dons culinários da garotada, até sexta-feira, 21 de julho, aproximadamente 40 crianças estão aprendendo os segredos e encantos de cozinhar, sob os cuidados e aprendizados da nutricionista Cida Célia, o Chef Menezes do Quintal da Praça e auxiliares, a arte e conhecimento vem se transformando em uma grande festa.

Entre 05 a 12 anos, não importa a idade e nem o tamanho, o que vale é se apaixonar pelos alimentos. O aprendizado na cozinha rende novos conteúdos, novas histórias e novos momentos familiares.

No cardápio de encerramento, os dedicados alunos degustarão de um delicioso passeio aos principais pontos turísticos do município e durante toda a semana ainda há aulas de danças, muitos exercícios e teatro, fazendo com que tenham fortes vínculos uma com a outra.

Para crianças com ou sem dificuldades alimentares a aproximação com a atividade culinária é extremamente importante para familiarizá-las com técnicas e modo de preparo de alimentos do dia a dia, que muitas vezes não tem contato. Isso pode ajudá-las a se envolverem na exploração de outros sentidos além do sabor, como o tato e olfato.

Também contribui para que as crianças se sintam participativas numa atividade que traz prazer a todos de casa, comer uma refeição bem gostosa feita por elas mesmas.

Além disso, cozinhar com as crianças pode ser uma oportunidade para ensiná-las sobre segurança na cozinha, tais como: sobre o uso de faca, de forno e fogão, necessidade do uso de luva de forno para proteger as mãos, etc.

É importante também restringir atividades de acordo com a idade da criança, ensinando técnicas bem simples, como: Lavar frutas e verduras, picar legumes com auxílio de utensílio adequado e com supervisão, misturar uma massa de bolo, quebrar ovos na massa, peneirar a farinha de uma preparação, montar uma salada que será servida no almoço ou jantar, cortar frutas para o lanche, fazer um suco, montar a mesa e até mesmo ajudar na lista de compras.

Tudo isso pode ajudar a fortalecer a relação das crianças com os alimentos e gerar memórias positivas e divertidas do que é se alimentar.
1073 acessos a esta notícia até o momento.
Não disponível!

Deixe um Comentário

Tamanho da fonte: Imprimir: