Sábado, 20 de Abril de 2024

É IMPORTANTE QUE A POPULAÇÃO RECEBA OS AGENTES DO CENSO DO IBGE EM SUAS RESIDÊNCIAS

Com o início da coleta do Censo em 1º de Agosto de 2022, os recenseadores estão enfrentando dificuldades para a aplicação do questionário do IBGE, muitos moradores se recusam a receber os profissionais. É preciso que as pessoas entendam a importância de permitir que o recenseador entre dentro dos domicílios.

O Censo é a principal pesquisa realizada no país, responsável pela contagem da população e pelo levantamento de informações muito importantes sobre a realidade dos municípios brasileiros. É a única pesquisa que vai a todos os domicílios de todos os municípios do país.

Além de contar a população, através do Censo é possível acompanhar o crescimento e a evolução das características da população ao longo dos anos.

Esse levantamento é utilizado para identificar áreas de investimento prioritários em saúde, educação, habitação, transportes, energia e programas de assistência a crianças, jovens e idosos.

O Censo também é fundamental para definir os Fundos de Participação dos Municípios, ou seja, as transferências de recursos da União para os municípios.

Como identificar o recenseador ou recenseadora?

Todo recenseador e recenseadora deve portar colete e crachá com identificação e foto. No crachá consta o número da matrícula e do documento do entrevistador, que pode ser verificado de diversas formas: pelo site do IBGE na internet, pelo número 0800-721-8181, que também consta no colete, ou apontando a câmera do seu celular para o QR Code presente no crachá. Essa verificação é simples e rápida, podendo ser feita por telefone ou internet.

O questionário do Censo possui perguntas sobre temas como: características dos domicílios, saneamento básico, identificação étnico-racial, registro civil, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, mortalidade, migração interna e internacional, religião ou culto, Pessoas com Deficiência, rendimento e trabalho, educação, deslocamento para trabalho e autismo. Os questionários estão disponíveis para consulta no site do Censo 2022 na internet.

Abra a porta da sua casa aos profissionais do IBGE, colabore com este importante serviço para todos nós.
870 acessos a esta notícia até o momento.
Não disponível!

Deixe um Comentário

Tamanho da fonte: Imprimir: