Quinta, 28 de Março de 2024

Jovens fazem juramento à Bandeira e recebem certificados de dispensa do Serviço Militar

Em compromisso com a Nação, cerca de 70 jovens compareceram no dia 13 de agosto (terça-feira), para a cerimônia de entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) e juramento à Bandeira. A solenidade, organizada pela Junta do Serviço Militar (JSM) com a presença do 1º Tenente do Exército Brasileiro, Gilberto da Silva Faria, foi realizada no Ginásio de Esportes Sebastião de Souza e contou com a presença de familiares, o prefeito Dean Martins, vice-prefeito Jorge Kiyoharu, a secretaria de Educação Tânia Florêncio, vereador Renan Fudalli, a secretaria da Junta Militar, Lenice Cunha Jorge, o diretor de Cultura e Turismo Deka Rodrigues e funcionários públicos municipais.

De acordo com o Prefeito é uma responsabilidade que os jovens assumem, pois se alistar é um orgulho para a nação brasileira. “Este momento é muito importante na vida de qualquer cidadão que assumem um compromisso perante a Pátria”, enfatizou Dean.

O Serviço Militar consiste no exercício de atividades específicas desempenhadas as Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica). Todos os brasileiros do sexo masculino são obrigados a realizar o Alistamento Militar no ano em que completarem 18 anos de idade. O cidadão ficará a disposição da nação até o dia 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos.

Os jovens que não se alistarem no prazo previsto são considerados refratários e não poderão se matricular em Universidades Públicas, tirar passaporte ou prestar concurso público, além de ficar em débito com o Serviço Militar e pagar multa, que varia conforme a demora para regularização da situação.