Sábado, 20 de Abril de 2024

Parceria garante saúde por meio de mutirão em Sete Barras

O Projeto Olhos Abertos, em parceria com a ONG Saúde, Alegria e Sustentabilidade (S.A.S.) e Prefeitura de Sete Barras, promovem entre os dias 8 e 9 de julho (sábado e domingo), das 8 às 17 horas, na Escola Municipal de Educação Fundamental Professor Durval de Castro, mutirão de saúde, voltado principalmente às crianças.

No local haverá várias atividades ligadas também à saúde da mulher com exames ginecológicos e palestra, além de serviços odontológicos. Na tenda de sustentabilidade oficina de brinquedos com materiais reciclados, além de cinema itinerante.

O trabalho é todo voluntário e realizado por meio de triagens oftalmológicas que serão feitas durante os dias de trabalho da equipe de 75 pessoas, entre médicos e estudantes. “As crianças terão acesso imediato aos óculos pagos por nós. Acreditamos no potencial que todos temos para a transformação, e nos benefícios trazidos pela união em prol do bem comum(...). O trabalho surgiu a partir da reunião de estudantes com um propósito em comum: abrir os olhos da sociedade para a realidade das crianças de Sete Barras, no Vale do Ribeira, e abrir os olhos das crianças para o mundo por meio da doação de óculos àquelas que necessitarem”, afirmam os idealizadores.

Nos dias 8 e 9 haverá atividade na Tendam de Recreação das 8 ao meio-dia e das 13 às 17 horas, as crianças poderão brincar na cama elástica, piscina de bolinha, slackline e frescobol. Às 11h45 e 16h45 haverá teatro infantil. Também pela manhã até o meio dia, na tenda de saúde haverá triagem oftalmológica e o mesmo serviço se repete à tarde, a partir das 15 horas, prosseguindo até as 17 horas. Às 11h30 e 16h30 haverá palestra da mulher. Na tenda sustentabilidade, das 10 ás 16 horas haverá oficina de brinquedos com materiais reciclados.

A ONG - O S.A.S. Brasil surgiu da ideia de que uma viagem pode ser mais que uma viagem. Pode ser uma grande oportunidade de aprendizado e de contribuir para um Brasil melhor. A proposta é levar saúde, entretenimento e sustentabilidade para populações que vivem em locais de difícil acesso em nosso país, através de veículos off road e muita vontade de fazer diferença por esse Brasil afora.

A primeira expedição deixou de ser uma ideia e aconteceu em 2013, junto ao Rally dos Sertões. A partir de 2015, o S.A.S. Brasil passou a ter expedições independentes (com diferentes parcerias), planejadas com base em estudos de regiões, populações e as reais necessidades de cada comunidade escolhida.

Para o cartaz. Clique aqui.