Sexta, 19 de Abril de 2024

PLANO MUNICIPAL DE CONTINGÊNCIA PARA O ENFRENTAMENTO DO CORONAVÍRUS

A Secretaria Municipal de Saúde de Sete Barras adota novas regras de atendimento ao público e pede o apoio da sociedade para que siga as orientações, por medida preventiva de disseminação e transmissão da Covid-19 (Coronavirus) apresenta as seguintes medidas para o enfrentamento a emergência de Saúde Publica de importância internacional.

Atenção Primária: As receitas de medicação de uso contínuo e de controle especial serão feitas conforme a necessidade de cada paciente, para tanto o paciente deverá contactar o Agente Comunitário de Saúde de sua área de abrangência, que repassará a necessidade para a Equipe de Saúde da Família, conforme tabela abaixo:

EQUIPE GOINTAOGA - Agentes Comunitários de Saúde: Liliane, Luiz, Cidinha e Aninha.

Atendimento no Bairro Jardim Magário: Ruas Espírito Santo, Francisco Lorena, Antônio Teodoro de Sousa, Antônio Benedito de Almeida, Celso Amaro da Silva, Guilho Hashimoto, Paulo policarpo, Antônio Ferreira, Viela 15, Zulmira Fritegotto, Viela 10, Rua 07, Rua 04, Lupércio Gomes, Rua 05, Viela 09 e Ascedina Augusta Duarte.

Jardim Aparecida: Ruas Quirino Nunes, Coração de Maria, João Gomes de Lima (número par), Félix de Almeida (número ímpar), Haru Harimura, Rua 11, Paulo Duarte de França, Manoel Clemente (uma quadra), CDHU Jardim Aparecida, Chácaras (Maria Antônia) e Chácaras (Zé garrafão).

Atendimento na UBS - VILA SÃO JOÃO.

Maiores informações pelo tel.: (13) 99695-5740.

EQUIPE TIBIRIÇA - Agentes Comunitários de Saúde: Cintia, Helenice, Ligiane e Maria da Cruz.

Atendimento na Vila São João, Tibiriçá e Vila Soares.

Local na UBS - VILA SÃO JOÃO.

Maiores informações pelo tel.: (13) 99695-5740.

EQUIPE JUÇARA - Agentes Comunitários de Saúde: Cleusa, Raissa, Salane e Jayne.

Atendimento no Centro: Ruas Alexandre Agenor, Anibal Perso de Azevedo, Antonio de Paula França, Antonio Pernambuco, Brigadeiro Faria de Lima, Direitos Humanos, Dom Edilio, Eldorado Paulista, Humberto de Alencar, Iguape, Jacupiranga, Joaquim Tertuliano, Júlio Prestes, Mary de Souza, Nairo Toioji Omine, Pariquera-Açu, Pres. Arthur, Projetada Matadouro, Quirino Nunes, Registro, Vereador João de Aguiar e Xiririca.

Jardim Aparecida: Rua Félix de Almeida, João Gomes de Lima, Maestro Benedito, Manoel Clemente, Rua 11e Vice Presidente Herculano Ricardo.

Atendimento na UBS - VILA SÃO JOÃO.

Maiores informações pelo tel.: (13) 99695-5740.

EQUIPE COATIBA - Agentes Comunitários de Saúde: Angélica e Débora.

Atendimento na Ruas Antonio Alves de Oliveira, Antonio Pernambuco n° 29 a 139, Antonio Valentim do Amaral, Areadinho, Benedito Élio, Benedito Eurico da Costa, Benjamin Constant, Bernardo, Brigadeiro Faria lima do n°21 ao 149, Capitão Alberto Mendes Junior, Coração de Maria n° 15, Direitos Humanos do n° 06 ao 215, Dom Edílio José Soares do n° 109 ao 467, Enio Lorena de Souza, Hidekichi Nomura, Jacupiranga, João Carlos de França, Joaquim Tertuliano do n° 50, 61,92, 113, 121, 126, 254, 306, 326, 336, 346, 356, 364, 374, 386, 396, 406, Joaquim Tobias da Silva, José Carlos de Toledo, José Lopes Júlio Prestes do n° 37 ao 890, Juquiá, Ladeira José Santana, Laranjeirinha, Maestro Benedito Guedes, Major Joaquim Cipriano, Manoel Clemente de Oliveira, Manoel Clemente do n° 06 ao 346, n° 112, n° 66, Paulo Duarte de França, Pres. Arthur da Costa e Silva, Prof. Antonio Rafael, Prof. Judith, Quilombo antes da Ponte, Rafael Isaias Guia, Salvador Moreira, Serra da Laranjeira, Treze de Agosto, Tyoishi ono e Wild José de Souza.

Atendimento no ESF RURAL ao lado do Pronto Atendimento Municipal.

Maiores informações pelo tel.: (13) 99678-5525.

ZONA RURAL:

EQUIPE RIBEIRA CANELA - Agentes Comunitários de Saúde: Cleide (Itopamirim), Maria das Graças (Votupoca), Vavá (Santa Cruz), Adriana Dias (Santa Cruz) e Adriana Cordeiro (Onça Parda).

EQUIPE QUILOMBO - Agentes Comunitários de Saúde: Zélia (Nazaré), Camila (Barra do Ribeirão da Serra),Wilma (Barra do Ribeirão da Serra), Acris (Saibadela/Edel), Elisabete (Rio Preto) e Joci (Mamparra).

EQUIPE OURO VERDE - Agentes Comunitários de Saúde: Leandro (Formoso), Judite (Guapiruvu), Rose Neves (Guapiruvu), Mayara (Dois irmãozinhos/Etá), Zeca (Dois Irmãos) e Lúcia (Conchal Preto).

Os agendamentos de novas consultas ficarão suspensos a principio por 15 dias a partir desta data.

As Consultas agendadas para atendimento de rotina serão canceladas e os pacientes serão comunicados posteriormente pelas Equipes de Saúde da Família sobre nova data de atendimento, exceto as consultas de pré-natal e consultas para as crianças menores de 06 meses.

O atendimento de pré-natal permanecerá sendo feito normalmente conforme preconizado pelo Ministério da Saúde ou a critério médico.

Consultas de rotina, exame de papanicolaou, doenças crônicas compensadas e crianças maiores de 06 (seis) meses serão canceladas e os pacientes serão comunicados posteriormente pelas Equipes de Saúde da Família sobre nova data de atendimento.

Visitas domiciliares pelo médico, enfermeiro e técnico em enfermagem deverão ser programadas apenas em casos de prioridade/urgência.

Os atendimentos de Odontologia ficarão restritos a casos de urgência e emergência e as vagas das gestantes serão garantidas, porém os cirurgiões dentistas e auxiliares de saúde bucal deverão cumprir a sua carga horária nas suas Unidades, ficando a disposição da chefia mediata.

Os serviços de fisioterapia, ozonioterapia, psicologia e nutrição se restringirão às emergências, porém estes profissionais deverão cumprir a sua carga horária nas Unidades as quais forem designadas, ficando a disposição da chefia mediata.

Os serviços de ultrassonografia se restringirão ao atendimento de Ultrassonografia Obstétrica.

Os serviços de coleta de exames de rotina se restringirão ao atendimento de Gestantes, exames pré-operatórios e pediatria. Os exames de urgência serão coletados normalmente no Pronto Atendimento Municipal.

Os atendimentos de ortopedia e ginecologia por enquanto continuarão sendo realizados.

Farmácia Municipal:

O Atendimento neste momento permanecerá normal; a dispensação dos medicamentos de uso contínuo para pacientes crônicos será para o período de 60 dias.

Agendamento de Transporte:

O agendamento de transporte para consultas externas (fora do município) continuará normal; recomendamos aos pacientes só irem às consultas fora do Município em casos de urgência e se não estiverem apresentando sintomas gripais; solicitamos a todos os pacientes que evitem ir pessoalmente à Secretaria Municipal de Saúde ou a espaços públicos. Informamos que para toda e qualquer solicitação do nosso setor poderá ser realizado digitalmente através das seguintes ferramentas:

Telefone: (13) 99743-9936 (Lineu Pinto - Secretário Municipal de Saúde).

Telefone: (13) 99747-8481 (Mara Aparecida Takakua de Oliveira – Diretora Administrativa).

Telefone: (13) 996955740 - Unidade Básica de Saúde “Motorista Geraldo Antonio Alvarenga”.

Telefone: (13) 996785525 - Unidade de Saúde da Família Higeia.

Ou pelos e-mails: saudesb@gmail.com, saude@setebarras.sp.gov.br e ouvidoriasetebarras@gmail.com.

Telefone: (13) 996104651 (Edineis França – Diretor da Estratégia Saúde da Família).

Telefone: (13) 996231518 (Adilson Faria – Diretor da Unidade Básica de Saúde).

Telefone: (13) 997592430 (Gabriela Maria do Carmo Silva – Enfermeira Responsável Técnica pela Vigilância Epidemiológica).

Finalidade de cada serviço realizado no Pronto Atendimento: Parada cardiorrespiratória; AVC/Derrame; Infarto (dor no peito); Anafilaxia; Falta de ar intensa (dispnéia); Picada ou mordida de animais venenosos; Intoxicações; Acidente de carro ou moto; Ferimento por arma de fogo; Ferimento por arma branca; politraumas (fraturas); Queimaduras e Tentativa de suicídio.

Unidade Básica de Saúde/ESF: Consultas de rotina; Dor de garganta; Dor de cabeça; Unha encravada; Dor de ouvido; Dor na coluna; Febre; Vômito e Diarréia; Injeções; Curativos; Retirada de pontos; Renovação de receitas e Trocas de sondas.

A Recomendação a todos os munícipes é que fiquem em casa, no que chamamos de Isolamento social. Somente desta forma vamos conseguir quebrar esse ciclo de transmissão do vírus.

Vamos manter a tranquilidade agindo com responsabilidade.

A partir de amanhã dia 16 de março de 2021, de segunda a sexta-feira das 08:00 às 17:00 horas se o paciente apresentar febre maior ou igual a 38ºC, aferida ou referida+tosse, dificuldade de respiração, deverá procurar o Centro de Atendimento à COVID-19 ao lado do Pronto Atendimento. Após as 19:00 horas, sábados, domingos ou feriados, procurar o Pronto Atendimento.

Este Plano é flexível, podendo ser alterado a qualquer momento, de acordo com as necessidades. Essas medidas entrarão em vigor a partir de 16 de março de 2021.

Dean Alves Martins - Prefeito Municipal.

Lineu Pinto – Secretário Municipal de Saúde.

Sete Barras, 15 de março de 2021.
1186 acessos a esta notícia até o momento.
Não disponível!

Deixe um Comentário

Tamanho da fonte: Imprimir: