Sexta, 19 de Abril de 2024

PREFEITO DEAN MARTINS PARTICIPA DE EVENTO QUE COMEMOROU O DIA E A SEMANA DO RIO RIBEIRA

No mês de outubro o prefeito de Sete Barras Dean Martins, participou do evento Movimento #SALVEORIORIBEIRA, que articulou com os Municípios que margeiam e desaguam no Rio Ribeira de Iguape ações como: a aprovação de Leis que garantam a preservação dos rios envolvendo o Vale do Ribeira. O Grupo Gestor do movimento pretende fazer com que Leis sejam criadas e ações constantes sejam realizadas para garantir a preservação do Rio envolvendo cidades como Registro, Eldorado, Sete Barras, Juquiá e Iporanga.

Em Sete Barras, também em alusão a data aconteceu o lançamento da 2ª Cartilha do Meio Ambiente, descrevendo de forma didática o Rio Ribeira de Iguape, que foram distribuídas aos Professores e alunos da Rede Municipal de Ensino.

Entre os dias 6 e 9 de outubro diversas ações foram realizadas como: plantios de mudas nativas e atividades educativas. “Um trabalho grandioso, assim como o nosso querido Rio Ribeira, nos deixando felizes pela criatividade de todos os envolvidos”, avaliou Flavio Rocha, Coordenador do Movimento.

O rio Ribeira de Iguape nasce no Paraná, a aproximadamente 100 km de Curitiba, recebendo vários afluentes em seu percurso. Um rio de contrastes, passa no seu curso superior por um singular trecho de Mata Atlântica, se avizinha de cavernas de importância turística e segue um caminho caudaloso entre montanhas, passando por cidades do Vale do Ribeira. O rio cruza a planície costeira do Rio Ribeira, desembocando no oceano na Barra do Ribeira, em Iguape. Desde a conclusão do Valo Grande, em 1856, parte de suas águas não deságua diretamente no mar, e sim no Mar Pequeno, compreendido entre o continente e Ilha Comprida, e vão em direção ao Atlântico, desaguando na Barra do Icapara, a 16 quilômetros do centro.

Participaram do evento “Guardiões do Ribeira” os prefeitos e vereadores de diversos municípios do Vale, em especial os gestores das cidades de Sete Barras, Eldorado, Iporanga, Registro e Iguape, que já aprovaram as Leis sobre o Dia do Rio Ribeira de Iguape.