Sábado, 20 de Abril de 2024

Prefeitura alerta sobre a prevenção e combate às queimadas urbanas

Com o objetivo de evitar transtornos aos moradores das áreas urbanas, a prefeitura inicia nas redes sociais e outros veículos de comunicação, um trabalho de apelo e conscientização sobre a prevenção às queimadas urbanas, para que os moradores evitem tais práticas, visando o bem estar de todos.

O período mais crítico do ano, segundo especialistas, compreende entre os meses de junho a setembro, temporada com a grande incidência de incêndios no perímetro urbano, o que ocasiona uma série de problemas, tanto ao meio ambiente quanto à saúde da população. As incidências ocorrem principalmente pela queima de lixo doméstico, de folhas ou em terrenos baldios com grande acumulo de matos. A utilização dessa prática, além de aumentar a poluição do ar, causa danos às redes de energia e telefone, causando doenças respiratórias como asma e rinite.

Para evitar esses problemas, a Prefeitura de Sete Barras por iniciativa da Defesa Civil Municipal, lança uma campanha de prevenção. O objetivo é sensibilizar o cidadão, alertando para os riscos e perigos decorrentes das queimadas.

Estatísticas apontam que, nesse período, aumentam os números de crianças e idosos nos postos de saúdes, devido consequência da umidade relativa e ar e a fumaça oriunda das queimadas.

A queimada urbana é uma fonte de poluição evitável, por isso a educação ambiental é fundamental nessa questão. As pessoas precisam entender que o homem é o único que pode proporcionar a conservação, preservação e o uso sustentável do planeta. Essa é uma medida que devemos praticar e ensinar sempre, porque quando a natureza faz isso, as conseqüências quase sempre são catastróficas.

O QUE NÃO FAZER: Não jogue lixo, papel, madeiras, sofás, móveis, galhos, folhas, capim, em terrenos, ruas, calçadas ou áreas baldias; faça picadinho, acondicione em sacos para o lixeiro levar. Vegetais também podem ser enterrados ou cobertos de terra, para fertilizarem o solo. Se você acumular lixo próximo de sua casa, ele poderá retornar para você e sua família, na forma de fumaça tóxica. Não queime nada! Ninguém tem o direito de fabricar e exportar fumaça, para que as demais pessoas tenham que respirar esse tipo de lixo gasoso. Não permita que coloquem fogo nas proximidades de sua casa, de sua família, de seus filhos, já nascidos ou em gestação.

O município tem a Lei de nº 1926/2018, que foi aprovada por unanimidade, ela dispõe sobre a “Proibição de Queimadas nas vias públicas e áreas urbanas do município de Sete Barras e dá outras providências”. Tal Lei tem por finalidade preservar a saúde, a segurança pública, bem como manter o meio ambiente local ecologicamente equilibrado.

Para o prefeito Dean Martins, a ideia é alertar as pessoas para que não coloquem fogo no lixo ou terrenos baldios. “É uma ação que visa garantir a segurança das residências e evitar acidentes causados pela fumaça e principalmente problemas de saúde das crianças e idosos, que acabam sofrendo mais com o ar poluído. O foco não é punir as pessoas, mas chamar a atenção da população para esta campanha”, disse o prefeito.

A Defesa Civil está atenta as queimadas e disponibiliza o telefone (13) 3872.1287 para denúncias e maiores informações, a população também poderá acionar o 190. Os infratores estão sujeitos as penalidades impostar por Lei.

Denuncie, vamos cuidar do meio ambiente e principalmente da nossa saúde e bem estar de todos
4353 acessos a esta notícia até o momento.
Não disponível!

Deixe um Comentário

Tamanho da fonte: Imprimir: