Terça, 16 de Abril de 2024

SAÚDE REALIZA AÇÃO NA SEMANA ESTADUAL DE PREVENÇÃO A LEISHMANIOSE

Neste ano, a Semana de Prevenção da Leishmaniose Visceral foi realizada entre os dias 9 e 14 de agosto. O período serve para incitar ações de prevenção e atenção à doença. Considerada grave, pode atingir humanos e cães, sendo que idosos e crianças imunodeprimidos correm um risco maior de desenvolvê-la em sua forma grave.

A Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Sanitária realizou diversas ações de prevenção a Leishmaniose, como palestras educativas, programa na Rádio transmitida ao vivo via facebook, distribuição de cartazes, informação educativa direto a população e a coleta (retirada) de 136 pneus e diversos materiais inservíveis, evitando assim a proliferação de animais e insetos nocivos a saúde, o objetivo e a prevenção de arboviroses (Zica vírus, chikungunya, dengue, febre amarela).

Participaram das ações as Secretarias Municipais de Saúde, Desenvolvimento Sustentável, Vigilância Sanitária Municipal e os agentes de Controle de Endemias.