Sexta, 29 de Março de 2024

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E A ESCOLA DURVAL DE CASTRO REALIZAM AÇÃO COM TEMA “INDÍGENAS DO BRASIL”

Em Abril, a Secretaria de Educação com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e professores da E.M.E.F. Durval de Castro, realizaram uma ação na Aldeia Peguao-Ty com tema “Indígenas do Brasil”.

Os profissionais da Educação juntamente com os Indígenas puderam desenvolver palestras com os estudantes, demonstrando a importância de identificar grupos populacionais que formam o nosso município, tendo como foco os indígenas, passado, presente, desafios sociais e culturais.

O trabalho foi realizado pelas professoras do 1º ao 5º ano, tendo as professoras Eliana Cunha do 5º ano D, Neiri Jorge do 5º ano C e Sônia Eli do 4º ano C. Na oportunidade, foi apresentado aos estudantes os nossos indígenas da Aldeia Peguao-Ty sem estereótipos, atualizando as memórias, promovendo discussões e reflexões sobre o retrato dos Povos Indígenas, como se ainda vivessem a parte da sociedade.

O trabalho contou com a participação do Secretário Municipal, Cláudio Garrafão, que reunido com o vice-Cacique e vice-diretor Celso Aquiles, atualizaram a Coordenadora Pedagógica Denize Paladine e as professoras da Escola, da situação atual na Aldeia. Cláudio palestrou aos alunos trazendo informações valiosas sobre a Cultura Guarani.

O encontro contou com mais de cinquenta estudantes acompanhados das professoras, Coordenadora da Escola e o Secretário de Desenvolvimento Sustentável Cláudio Garrafão, apoiados pela Diretora Tatiana Helena e pela Secretaria Municipal de Educação. A recepção ficou por conta do Cacique Luís Euzébio, professores e estudantes indígenas, ocorrendo uma troca cultural entre as partes desde o uso da língua guarani, língua portuguesa, danças e músicas típicas. O artesanato Guarani também esteve presente, promovendo o deslumbre e admiração dos estudantes, pela riqueza dos detalhes, capricho e beleza das peças.

O intercâmbio cultural entre os estudantes encerrará em outubro, pois muitas atividades estão ainda por vir.