Sábado, 20 de Abril de 2024

SETE BARRAS CONFIRMA 5 CASOS POSITIVOS DA VARIANTE DELTA

A Secretaria Municipal de Saúde de Sete Barras confirmou nesta quarta-feira, 27 de outubro, 5 casos de COVID-19 pela VARIANTE DELTA, os sintomas na variante Delta podem ser confundidos com uma gripe forte e os protocolos de prevenção devem continuar sendo seguidos pela população.

A Prefeitura reforça o alerta para o enfrentamento ao vírus, destacando a necessidade da população, mesmo após a vacinação, manter todos os cuidados para evitar a proliferação do vírus no município, a exemplo do uso de máscara e álcool em gel.

A Delta é mais uma variante da linhagem inicial Alpha (surgida no Reino Unido), que foi primariamente descoberta na Índia e que se expandiu rapidamente por todo o mundo. O grande problema da variante Delta é o seu alto poder de transmissibilidade. Como comparativo, a cada pessoa contaminada pela variante Alpha, contaminava mais três, a Delta provavelmente é o dobro ou mais do que isso. Já existem alguns trabalhos que mostram que ela é mais transmissível que a própria varicela e que o próprio Ebola, então isso é muito mais preocupante, pois pode causar mais mortes uma variante de alto poder de transmissão do que uma variante mais virulenta, ou seja, de capacidade maior de agressão ao organismo humano.

Os sintomas da variante Delta são semelhantes aos sintomas da variante Alpha e às de todas as variantes que existem hoje, que, na maioria das vezes, são quadros benignos de resfriado comum, mas também podem apresentar sintomas da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), podendo passar para uma vasta gama de sinais, como: obstrução nasal, coriza, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, irritabilidade, falta de apetite, diarreia, vômitos, dor abdominal, manchas na pele, e outros sintomas muito parecidos às da variante Alpha, o que torna impossível clinicamente distinguir uma variante da outra. Lembrando também que muitas pessoas não apresentam sintomas, mas mesmo sendo assintomáticas transmitem o vírus, inclusive os vacinados também transmitem com cargas virais elevadas.