Sábado, 20 de Abril de 2024

Sete Barras enfrenta Curiúva no Dia do Desafio

Sete Barras (SP) enfrentará a cidade de Curiúva (PR), no Paraná nesta quarta-feira (31) no Dia do Desafio. A cidade do Vale do Ribeira será uma das localidades mundiais que participarão das atividades desta 23ª edição do evento. Este ano, a estimativa a levar cerca de 2 mil pessoas a praticarem atividades físicas no Município, deixando de lado o sedentarismo e garantindo hábitos saudáveis.

A programação em Sete Barras começa logo cedo. A partir das 8 horas, todos os professores de Educação Física estarão envolvidos em atividades em diferentes pontos da Cidade. Neste horário também, no Ginásio de Esportes acontecem também aulas de alongamento e caminhadas na pista de atletismo.

Na Secretaria Municipal de Educação e também no Hospital Municipal, a partir das 9 horas, acontecem atividades de alongamento e dança; assim como na Escola Municipal Durval de Castro, a partir das 8 horas. Logo após, a partir das 9 h, a mesma atividade acontece na Escola Vieira de melo, com alongamento e dança. A partir das 11h30, fechando a programação da manhã, na Escola Estadual Plácido de Paula e Silva, volta a acontecer alongamento e dança.

À tarde, a partir das 13h30, acontece as atividades de alongamento e dança em todas as escolas municipais nos horários entre 14 e 17 horas, dentro da programação da Secretaria de Governo, com a parceria das secretarias de Esporte, de Saúde, academias e escolas.

Além dos exercícios feitos individualmente, entidades e organizações participantes do Dia do Desafio promoverão atividades durante todo o período do evento em vários locais no Município, na programação que envolve, por exemplo, caminhadas, passeios ciclísticos e brincadeiras. Para registrar as atividades, as pessoas devem comunicar a Secretaria Municipal de Esportes pelo telefone 3872-1466.

A ideia é mobilizar a população contra o sedentarismo com uma competição saudável entre cidades. Ganha quem contabilizar o maior número de pessoas que tenham praticado pelo menos 15 minutos de atividade física entre a 0h e 21h do dia 31 de maio. No Brasil, participam 1.886 cidades.

O Dia do Desafio foi criado nos anos 1980 no Canadá com a proposta de incentivar o interesse pelas atividades físicas. O movimento envolve agentes comunitários, além do Poder Público e instituições privadas.